quarta-feira, 13 de julho de 2011

Tem algo antigo no ar... Vintage X Retrô

...Jeitinho Manu de explicar esses conceitos!

Outro dia recebi a ligação de uma amiga que precisava batizar uma coleção de sua loja de artigos cama, mesa e banho, me perguntando qual a diferença ou semelhança entre vintage e retrô.
Antes de tudo, preciso explicar a origem da palavra vintage (coisinha que sempre gosto de fazer). Vintage significa "ano em que foi feito um vinho", ano de uma colheita de uvas especial e tem como sinônimo: safra. Pra resumir bem, vintage pode ser entendido simplesmente como: "algo antigo e bom, um clássico". Enfim, mais uma vez a moda pesca uma palavra que não é essencialmente do seu mundo (dessa vez do mundo dos vinhedos) pra denominar uma peça antiga, porém super conservada e com muito valor agregado.
Por isso que as vezes vemos celebridades usando um vestido vintage em tapetes vermelhos e pensamos: - será que esse vestido é velho mesmo?! Pois bem, são sim!
Sara usa um vestido vintage L'Wren Scott com sadálias retrô Louboutin , Atriz do meio (sorry, não sei o nome dela) usa CHANEL Haute Couture e Emma usa Ossie Clark 
Penélope Poderosa de Pierre Balmain


Curiosidade:  para as amigas que tem uma roupa antiga ou que a mãe ainda guarda alguns vestidos de décadas passadas, pra ser considerado vintage, é necessário ter pelo menos 20 anos. Isso vale também pra artigos de decoração, móveis entre outros.


E retrô ? Bom, retrô são releituras de peças dos anos 40/50/60, ou seja, são lançamentos inspirados em peças vintage que marcaram uma geração, que fizeram história. Podemos ver esse resgate nas novas calças pantalonas, nas saias balone, nos plissados etc. Retrô é um acessório ou roupa, novo com estilo antigo, redesenhado. 



                              
coleção retrô Louboutin


Uma variação interessante do estilo retrô, é o Rock-Retrô, que temos como ícone a talentosa Amy Winehouse, figura forte (porém fraca de cabeça e saúde) e cheia de estilo.

rock retrô, muito trend!
O estilo retrô também é destaque na arquitetura e designer. Eu particularmente, acho lindo demais, uma espaço bem clean com alguns móveis antigos (vintage) e alguns adornos retrô. E cada vez mais notamos a presença deles em ambientes decorados, seja numa Casa Cor, num restaurante que inaugura e em casas e apartamentos. Até utensílios de eletro domésticos estão aderindo essa onda. É muito trend!

O Retrô na decoração
Eu quero uma dessas!
E aí, deu pra entender ?
Espero que sim!
***


2 comentários:

  1. Amei!
    Mais claro que isso impossível. Amo o estilo retro, me identifco bastante.

    ResponderExcluir
  2. Adoreeei!!!!
    Esclareceu bastante, e também adoro o estilo retro *.*

    ResponderExcluir